terça-feira, 28 de setembro de 2010

Um Jovem Imitador de Deus



Texto Base: Efésios 05:01-21

Versículo Chave: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados...”

A tendência natural dos filhos é seguirem os exemplos dados pelos pais;

Imitar significa assemelhar-se à alguém, no nosso caso, Deus.


Deus se fez carne e habitou entre nós para nos ensinar a sermos seus imitadores, e fez isso através de Jesus Cristo, o qual era seu Filho Unigênito, cuja Missão era salvar a humanidade;

 
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê  não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 03:16)

- Sou um imitador de Deus quando:

1.O meu caráter semelhante ao de Cristo é evidência de que morri para mim mesmo;


Quatro pontos a serem seguidos do caráter de Cristo:

1.A OBEDIÊNCIA;

Obedecer é ler, meditar, praticar e crescer na Palavra de Deus;

“Vós, portanto, amados, sabendo isto de antemão, guardai-vos de que, pelo engano dos homens abomináveis, sejais juntamente arrebatados e descaiais da vossa firmeza; antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora como no dia da eternidade. Amém!” 2Pe 3:17-18

Jesus decidiu obedecer totalmente Deus;

“E, indo um pouco adiante, prostrou-se sobre o seu rosto, orando e dizendo: Meu Pai, se é possível, passa de mim este cálice;   todavia, não seja como eu quero, mas como tu queres.” Mt 26:39.

Obedecer é confiar em Deus;

 “E, clamando Jesus com grande voz, disse: Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito. E, havendo dito isso, expirou.” Lc 23:46

A Obediência é uma prova de amor a Deus

 “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos.” João 14:15


2.A SUBMISSÃO;

Ser totalmente submisso a Deus mediante Cristo

 “Se alguém vier a mim e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e ainda também a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.E qualquer que não levar a sua cruz e não vier após mim não pode ser meu discípulo.” Lc 14:27

*Exemplo Portas Abertas – China

Ser submisso às autoridades e líderes espirituais e seculares

“Porque, ainda que eu me glorie mais alguma coisa do nosso poder, o qual o Senhor nos deu para edificação e não para vossa destruição, não me envergonharei”. 2 Co 10:8

“Lembra-lhes que se sujeitem aos que governam, às autoridades; sejam obedientes, estejam prontos para toda boa obra”Tito 03:01


Nós recebemos autoridade por meio da submissão

 “Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes,   que procura ter entre eles o primado, não nos recebe.Pelo que, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja. Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz bem é de Deus; mas quem faz mal não tem visto a Deus.” 3 Jo 09-11

Temos que exercer nossa autoridade servindo

“E qualquer que, dentre vós, quiser ser o primeiro será servo de todos. Porque o Filho do Homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos.” Mc 10:44-45



3.O AMOR;

Amor por Deus sobre todas as coisas;

“E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento. “Mt 22:37

Amar ao próximo com a si mesmo

“E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”Mt 22:39


4.UMA VIDA DE ORAÇÃO.

Orar a todo momento

“Orai sem cessar” 1 Ts 05:17

A oração de um justo produz resultados

“A oração de um justo é poderosa e eficaz” Tiago 05:16b

Orar com Vigilância

Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca. Mc 14:38


Edinardo Couto

Um comentário:

  1. Abençoada postagem!
    Meu filho Davi, quando tinha 7 anos leu na igreja pela primeira vez, João 3:16. Na ocasião, eu e minha família estávamos visitando a igreja de minha mãe, o pastor perguntou a mim e a minha esposa se tínhamos uma palavra para dar à igreja, dissemos que não, mas o pequeno Davi disse "eu tenho" e pediu para a mãe abrir a bíblia nesse versículo, pois sabia o de cor. O pastor aceitou a palavra e a pregação foi em João 3:16 e Marcos 10:14.
    "Deixai vir a mim os pequeninos, não os embaraceis, porque dos tais é o reino de Deus." (Mc 10:14)

    Quero aproveitar e lhe convidar para ler “É Primavera” no meu http://jefhcardoso.blogspot.com
    Será um prazer lhe receber.

    “Para o legítimo sonhador não há sonho frustrado, mas sim sonho em curso” (Jefhcardoso)

    ResponderExcluir